Velhinha que danificou quadro religioso na Espanha.

27/08/2012

Cecília Giménez, 81 anos, a idosa espanhola que, numa tentativa de restauração, danificou uma pintura do século 19, está arrasada. Vizinhos e pessoas próximas de Giménez disseram na quinta-feira que ela está de cama com “ataque de ansiedade” desde que a notícia do restauro desastroso da pintura “Ecce Homo”, de Elías García Martínez, se espalhou pelo mundo.
Em entrevista à rede espanhola TVE, a idosa disse que o padre da igreja na qual estava a obra sabia o que ela estava fazendo. “O padre sabia. Como ia fazer algo sem dizer nada se todo mundo que entrava me via pintando?”, questionou. Ela disse também que decidiu retocar a pintura porque o salitre da parede da igreja onde fica a obra, em Borja, na Espanha, estava quase destruindo a imagem. 

Segundo Giménez, esta não foi a primeira vez em que ela mexeu na pintura – informação confirmada por Teresa García, parente do pintor. “Antes ela já havia consertado alguns problemas na túnica [de Jesus]. O problema foi que desta vez ela mexeu no rosto”, disse García.
O pároco Florencio Garcés queria que a obra permanecesse coberta neste sábado, quando a igreja recebe uma romaria que integra as comemorações da Festa de São Bartolomeu. A intenção do padre era afastar a horda de curiosos que têm ido até o local para ver de perto o resultado desastroso da restauração. Mas a ideia foi rejeitada pelo prefeito da cidade, Miguel Arilla, para não gerar ainda mais polêmica.
Na próxima segunda-feira, duas restauradoras estudarão a obra com Giménez. Elas vão avaliar os danos e verificar se é possível fazer algo para recuperá-la. Segundo um vereador, será muito difícil fazer um reparo, pois a obra já estava muito deteriorada.


Internet
Desde que a notícia foi veiculada, na terça-feira, começaram a circular na internet versões da pintura modificada por Giménez. Em uma delas, Jesus aparece como o personagem Chewbacca, de Guerras nas Estrelas. Também há versões em que o rosto de Jesus é substituído por o de um gato ou por outras figuras conhecidas.
A obra ganhou uma página no Facebook, chamada La Señora Que Pintó el Troll de Borja, e uma hashtag no Twitter, #EcceMono –”mono” significa “macaco” em espanhol. Circula ainda um abaixo assinado pedindo à cidade de Borja que mantenha a pintura como está. “O trabalho realizado pela artista anônima no “Ecce Homo” do Santuario de la Misericordia de Borja supõe um reflexo inteligente da situação política e social do nosso tempo”, afirma o texto. “É uma crítica sutil às teorias criacionistas da Igreja”, continua o documento, em tom jocoso. “O resultado da intervenção combina inteligentemente o o expressionismo primitivo de Francisco de Goya com figuras como Ensor, Munch, Modigliani e o grupo Die Brücke, pertencente à corrente artística do expressionismo alemão.”

  Veja também como ficaria a restauração do quadro por nossos peritos desenhadores do Blog YouTubo:


0 comentários :




Enviar Postagens

Divulgue o Blog!

Youtubo humor

Politicas de privacidade

Estatisticas

Future Google PR for youtubo.net - 4.84